quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Receita: muffin de banana sem leite e sem açúcar

Esses bolinhos de banana sem leite e sem açúcar são perfeitos para os bebês e crianças, e também para os adultos - para os crescidos pode servir com geleia ou Nutella que fica ótimo.


E tem duas opções: assar em forminhas de muffin, prático para um lanche, ou em forma de bolo inglês. Aí é só cortar as fatias e pode até congelar (para descongelar, coloco direto na torradeira).

Ingredientes
3 bananas nanicas
2 ovos
1 xíc. de farinha de trigo integral
1 xíc. de farinha trigo branca
1 xíc. de farelo de aveia
½ xícara de óleo vegetal
1 colher de chá de canela
1 colher chá de fermento em pó

Opcionais: maçã picadinha, uva passa, damasco picadinho, nozes...

Modo de preparo
Amasse as bananas e misture os ovos e o óleo. Aos poucos, vá colocando as farinhas e a aveia. Por último, misture o fermento. Leve para assar em forno médio em forminhas de muffin (rende cerca de 15) ou de bolo inglês.

Festa de criança: um menu PARA criança!

Pois é. Artur fez um ano. Voou... Nem sei explicar ou resumir como foi esse primeiro ano! Amor que dói, de tanto, e uma loucura caótica que causa um cansaço surreal - que se dissipa num sorriso, num abraço...

Resolvemos fazer festa para celebrar esse primeiro ano tão especial. Mas não queríamos uma festa convencional, em buffet, cheia de salgados frios, hot dog e outras coisas pouco (ou nada!) saudáveis. Mas também algumas coisas não podiam ficar de fora, como os doces.

Então, optamos por encomendar sanduíches de metro, fazer um bolo gostoso e doces clássicos. Mas... o Artur não come, nunca comeu e não comerá açúcar até 2 anos de idade. Pensando nele e nas outras crias pequenas da festa, criamos um Menu Kids.

MENU KIDS

1. Biscoito de polvilho
É uma opção leve e relativamente saudável. Os alérgicos a leite/lactose têm que ler a embalagem pois muitos biscoitos levam soro de leite na fórmula.

2. Biscoito de arroz integral (Camil)
Basicamente, é arroz integral cozido, prensado. É um biscoito bem básico, que levo sempre na mochila pro Artur caso a gente pegue trânsito, atrase uma refeição, enfim. Tem sal, então é pra consumir com parcimônia.

3. Biscoito de tapioca com chia
Biscoito sem leite, sem sal, sem açúcar. Artur adora!

*Nos tags eu marquei os ingredientes, para o caso de alguma criança ser alérgica a proteína do leite de vaca, por exemplo.



4. Frutas picadas
Fizemos potinhos com frutas picadinhas e optamos por opções que não ficam escuras depois de cortar: manga e melancia. Há pediatras que só liberam o kiwi e o morango após 1 ano, pois há risco de alergia, fique atento.

5. Muffins de banana
São muffins integrais, sem açúcar e sem leite. A receita está neste post aqui.
Assamos em forminhas de papel, para ficar fácil de colocar na mesa e de comer.

Outras ideias:
- Pão sírio com hummus (pasta de grão-de-bico)
- Pãozinho de mandioquinha
- Frutas in natura: banana ouro ou prata
- Milho em espiga ou grãos
- Mini cenoura (cozida ou crua)

Que mais?! 

Bebidas
NÃO teve refri. Não. E ponto. Oferecemos água, com e sem gás, sucos de laranja, tangerina e uva. Claro que seria o mundo perfeito ter oferecido suco natural, feito na hora, mas não tivemos ajuda e optamos pelas caixinhas mesmo. Águas aromatizadas também são uma ideia. Sinceramente, não sei se alguém se incomodou - mas festa de criança não tem porque ter bebidas super-ultra-calóricas sem valor nutricional, nem alcoólicos.

Mesa do bolo

Sim, teve bolo (amêndoas, brigadeiro e creme branco), brigadeiro, beijinho, docinho de abacaxi com coco e quadradinhos de chocolate branco com mousse de maracujá e também com geleia sem açúcar de mirtilo (blue berry). Os pais que liberam doces, liberam, uai. E não vejo problema algum em comer um ou dois doces, uma fatia de bolo. Mas deixamos muito clara a nossa opção (e temos embasamento do pediatra e da nutricionista) que para o Artur doces não estão liberados ainda. E foi tudo bem!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Filme: Pegando fogo | Burnt


O filme Pegando Fogo (Burnt) foi a super estreia desse sábado e tá no Telecine/Now para assinantes Net. Eu tinha assistido meses atrás com o baby Artur, numa sessão Cinematerna!

Basicamente, é a história do chef Adam Jones (Bradley Cooper), que já foi dos mais respeitados em Paris, mas deixa a fama subir à cabeça, o que leva sua carreira ladeira abaixo. Então, ele muda para Londres e decide começar de novo, de olho em conquistar três estrelas Michelin.

Tem romance, drama, briga, obsessão. O que eu gosto mesmo é de ver as cozinhas e quase sentir os aromas pela tela. Cada prato! O filme teve consultoria dos chefs Mario Batali, Marcus Wareing, Marco Pierre White e Gordon Ramsay (Adam Jones teria sido inspirado nele).