quinta-feira, 30 de abril de 2015

risoto de cebola caramelizada com cerveja

Risoto de cebola caramelizada com cerveja


Eu adoro fazer pratos com a cebola como protagonista. Adoro a torta de cebola que é um clássico lá de casa, aquela cebola cozidinha para comer com pão ou com a salada, e há tempos queria achar uma receita de risoto. Fiz uma pesquisa, lembrei de um prato que comi há anos no Miya e deu nesse prato aí. Super aromático e saboroso.

Usei:
3 cebolas médias
3 dentes de alho
Azeite
Cerveja Colorado Appia
Shoyu
Alecrim
Pimenta do reino e sal

Cortei as cebolas em rodelas, coloquei na panela com bastante azeite e os dentes de alho picadinhos. Deixei até cozinhar bem, incluí o shoyu e a pimenta do reino, depois o alecrim. Quando estavam bem douradas, coloquei a cerveja - o suficiente para cobrir o fundo da panela, sem afogar as cebolas. Mexi bem até o álcool evaporar.
Daí, reservei um pouco da cebola para servir sobre o prato.
Adicionei o arroz arbóreo e fui cozinhando normalmente, acertando o sal e colocando a água, já quente. Para finalizar, uma colher de manteiga sem sal e tipo meia xícara de queijo ralado.
Coloquei no prato fundo - amo risoto no prato fundo - e finalizei com as cebolas douradas. Delícia!

UPDATE: minha amiga Luciana ficou na dúvida da quantidade de arroz, que é uma questão comum quando se fala de risoto. Ela fez 500g e comeu essa receita até rs! Então, é o seguinte: 1/2 xícara para cada duas pessoas. Se for servir quatro pessoas, 1 xícara. Quando é o prato único da noite (se não for fazer uma carne para acompanhar, por exemplo), eu faço 2/3 de xícara para o marido e eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário